Antoni Gaudí e Barcelona - Barcelona e as obras de Gaudí
Antoni Gaudí e Barcelona

Antoni Gaudí e Barcelona

Incomparável a qualquer outro arquiteto de sua geração, Antonio Gaudí é o autor de algumas obras muito especiais que lhe deram fama a nível mundial.

Nascido em Tarragona em 1852, Antoni Gaudí é o máximo representante da arquitetura modernista espanhola. Incomparável aos outros arquitetos de sua geração, Gaudí é o autor de algumas obras muito especiais que lhe deram fama a nível mundial.

Com ideias revolucionárias que levaram a revolucionar o mundo do modernismo e da arquitetura em geral, Gaudí desenhou chamativos edifícios, dotados de soluções inovadoras baseadas nas formas da natureza.

Durante sua participação na Exposição Universal de Paris de 1878, Gaudí conheceu aquele que se tornaria seu amigo e principal mecenas, Eusebio Güell.

Graças à ajuda de Güell, Antoni Gaudí fez grandes obras e projetos em Barcelona. A Sagrada Família e o Parque Güell são suas obras-primas mais conhecidas a nível mundial, mas também é o criador de surpreendentes construções, como La Pedrera, Casa Batlló, Casa Vicens, Casa Calvet ou postes da Plaça Real.

As obras-primas de Gaudí

Antonio Gaudí fez diversos trabalhos de grande fama,. mas ao pensar em suas criações há sempre algumas obras que nos vêm à cabeça e que vale a pena destacar:

A Sagrada Família

Conhecida como símbolo de identidade da capital catalã, sua peculiar arquitetura modernista faz dela um dos templos mais conhecidos da Espanha. Apesar de as obras de construção terem começado em 1882, ainda não está finalizada e é comum vê-la cercada de andaimes e guindastes.

Parque Güell

Situado na parte alta da cidade, o Parque Güell é um dos lugares mais famosos e visitados da cidade. Dotado do estilo singular de Gaudí, o parque está coberto por diferentes formas onduladas e sinuosas que compõem as figuras de animais e figuras geométricas

La Pedrera

Conhecida como La Pedrera devido ao seu rústico aspecto pétreo, a Casa Milá é um surpreendente edifício modernista criado por Gaudí entre os anos 1906 e 1912 que reflete sua plenitude artística em um momento em que ele trabalhava em vários projetos da cidade.